FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL?

06/01/2025

O CRESCIMENTO EXPONENCIAL DE ALTO PARAÍSO DE GOIÁS ESTÁ GARANTINDO INCLUSÃO DOS JOVENS NA ECONOMIA LOCAL?

No Município de Alto Paraíso de Goiás o mercado de trabalho está muito amplo, com oportunidade de negócio desde a construção civil até o empreendedorismo individual. Os negócios estão indo de vento em popa, porém, há um déficit em mão de obra na maioria dos setores, pois são poucos prestadores de serviços com qualificação adequada, há escassez para várias áreas, para o comércio e construção civil principalmente.

O tema está sendo abordado pelo JaQu@-Tirica News com a finalidade de expor uma demanda existente de formação, capacitação e especialização profissionalizante. Segundo o site QEdu, não existe ensino técnico profissionalizante no Município. Dados do Senso Escolar de 2023 registrou 231 alunos ingressos no ensino médio, desses foram matriculados 119 alunos na 1ª série, 64 na 2ª e 48 na 3ª e mais 231 alunos matriculado no EJA. Seguindo esses números, sem contabilizar os matriculados no EJA, imaginando que todos alunos da 3ª série concluíram, supondo ainda, que os 64 da 2ª série ingressaram na 3ª série no ano de 2024, soma-se o total de 112 jovens egressos do ensino médio no final de 2024. Conforme o QEdu, 23 alunos do ensino médio participaram do ENEM em 2023. O que os números nos informa, se formos extremamente  otimistas, é que dos 112 alunos que "concluíram" o ensino médio em 2023 e 2024, 46 destes, simples conjectura, foram aprovados no ENEM e estão fazendo uma graduação. Se assim for, aonde estão os 66 alunos?

Isso é uma simples reflexão, apenas dos últimos 2 anos.

Hoje a realidade do Município, falta mão-de-obra qualificada e oportunidades para os jovens entrarem no mercado, seja pela formalização com carteira de trabalho assinada, ou por meio do empreendedorismo.

Como mitigar essa realidade?

Fonte: <https://qedu.org.br/municipio/5200605-alto-paraiso-de-goias>

Crie seu site grátis!